



3º ano
Licenciatura Design e Marketing de Moda
Universidade do Minho
"Tabula Rasa" AW 16/17
coleção 36 coordenados
Projeto de grupo com:
Catarina Noronha
Diana Pinheiro
Inês Alves
Lídia Araújo
Sara Azevedo
​
Inspirada na obra literária Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, a coleção conta a história da transformação moral do ser, desde um início tenebroso associado à insanidade e à brancura da cegueira da alma até ao emergir da luz espiritual, na sua plenitude, como uma explosão de cor e tranquilidade.
Pretende-se concretizar a ideia de que todos os seres humanos nascem iguais, sem quaisquer valores morais pré-definidos (daí o nome tabula rasa), por isso optou-se por fazer uma coleção que, apesar de ser direcionada apenas ao público feminino, é desprovida de formas que evidenciem o corpo da mulher. As silhuetas são, por isso, pouco demarcadas, ligeiramente oversize, com linhas mais retas e/ou ovaladas, resultando num jogo de proporções, onde a fluidez e a delicadeza constroem uma harmonia com a rigidez e a estruturação.
Com fortes princípios ecológicos de sustentabilidade, enquadrados nas expectativas do público-alvo, a coleção é constituída por cortes clássicos que a tornam intemporal e aumentam a sua longevidade. As fibras utilizadas serão, na sua maioria, de origem vegetal, ou provenientes de outros materiais reciclados. Dirige-se a um público inovador, jovem, descontraído, dinâmico e consciente, com grande apreço pela cultura, pelas artes e pelo mundo, tanto a nível social como ambiental.

