
2º ano
Mestrado Design de Moda
Universidade de Lisboa
"Capucho"
Projeto de Moda
​
Nas nossas origens reside, frequentemente, o argumento fundamental. É aí que encontramos justificação para as nossas escolhas e, sobretudo, orientação para os nossos caminhos.
Não será, por isso, surpreendente que os lugares com as condições mais inóspitas sejam também aqueles que oferecem e criam as memórias e artefactos mais acolhedores. A Capucha, uma capa tradicional comummente feita de burel, é um exemplo. Assumindo-a como parte do imaginário da criadora, serve de inspiração para a criação de uma peça de outono/inverno.
O Capucho representa, portanto, o regresso às origens e à simplicidade. Consiste numa reinterpretação de uma das mais antigas e humildes peças de inverno, recuperando as suas características fundamentais. Moldando-as aos tempos e tendências correntes, o Capucho responde a uma das maiores necessidades do mercado: a versatilidade. Mais do que uma peça de vestuário de moda, o Capucho apresenta-se como uma peça que pode ser conjugada com qualquer tipo de outfit, é prática, confortável e adaptada às condições atmosféricas da estação fria.






